Um grupo de pesquisas formado por cientistas da Universidade de Medicina e Odontologia de Tóquio e da Universidade de Tóquio anunciaram que descobriram o mecanismo responsável pela calvície e queda de cabelo em ratos obesos.
A pesquisa foi publicada na revista “Nature”. O grupo analisou os efeitos na regeneração de pelos de ratos adultos que receberam refeições gordurosas.
Os resultados revelaram que, em apenas 1 mês de experimento, os ratos que receberam alimentos gordurosos tinham menos pelo do que os ratos saudáveis.
Segundo os pesquisadores, as “células-tronco do folículo capilar”, responsáveis pela regeneração de pelos, desses ratos continham mais gordura neutra dos outros, o que afetou na qualidade da pele.
Os pesquisadores explicam que, embora já seja sabido que a calvície é acelerada conforme a idade, esta é a primeira pesquisa que desvendou os efeitos de hábitos do cotidiano na queda de cabelos.
“Acreditamos que a mesma coisa acontece com humanos. Há a possibilidade dos efeitos serem ainda maiores em pessoas de meia idade e idosos. É importante ter hábitos alimentares saudáveis para prevenir a queda de cabelos”, comenta Emi Nishimura, professora da Universidade de Medicina e Odontologia de Tóquio.
Fonte: NHK