O Aquário Churaumi de Okinawa, situado em Motobu, informou na terça-feira (22), sobre a morte de um dos dois tubarões-baleia.
Também chamado de pintadinho, não é tubarão tampouco baleia, é um imenso vertebrado não mamífero e não é predador. Esse que morreu no dia 17, conforme o anúncio, era uma fêmea, com 8 metros de comprimento e apresentava problemas de saúde.
Viveu no aquário por 13 anos e 2 meses, era o mais antigo do país, o qual já apresentava problema na mandíbula desde que chegou lá.
Acredita-se que a causa da morte seja uma anormalidade na estrutura da mandíbula, o que causou distúrbios alimentares, consequentemente fraqueza física.
Rui Matsumoto, chefe da seção de peixes do departamento de gestão do aquário, disse que “infelizmente, foi a fêmea que ficou mais tempo, e contribuiu muito para a elucidação do mecanismo de reprodução e da ecologia”. Relembrou que quando chegou tinha 5 metros de comprimento e pode acompanhar seu crescimento. Lamentou a morte do peixe gigantesco.
A fêmea tinha sido transferida do aquário para uma jaula marinha, em 12 deste mês, para tratamento, e morreu 5 dias depois.
Fontes: Mainichi, Asahi e Ryukyu Shimpo