O governo da província de Gifu informou na segunda-feira (14) que uma mulher, na faixa dos 40 anos, teve resultado positivo para a infecção pela variante brasileira Gama. É o primeiro caso na região Tokai.
Ela retornou ao Japão em 2 de maio, vinda de uma região no Brasil com essa epidemia, mas no teste PCR no aeroporto teve resultado negativo. Voltou à sua casa de carro e só depois apresentou sintomas. Ao fazer o teste novamente o resultado confirmou a infecção do novo coronavírus e teve que ser hospitalizada.
A análise do genoma pelo NIID-Instituto Nacional de Doenças Infecciosas revelou se tratar da cepa brasileira Gama. A informação é de que ela não teve contato com o público em geral, por isso, supõe-se que a infecção não tenha se expandido.
A OMS-Organização Mundial da Saúde propôs nomes para facilitar, ao invés da nomenclatura científica das variantes do coronavírus. Assim, a variante do Brasil, P.1, recebeu o nome de Gama. A britânica é Alfa, a sul-africana é Beta e a indiana, Delta.
Fontes: CBC TV, Chunichi e Nagoya TV