A polícia italiana apreendeu mais de 90 quilos de areia, pedras e conchas roubadas de praias de Sardenha no ano passado, aplicando multas em dezenas de turistas que as levavam como souvenirs.
Os itens foram devolvidos nesta semana às praias de onde foram tirados, disse em uma declaração a Guardia di Finanza, a polícia financeira da Itália.
As areias brancas da ilha paradisíaca são protegidas e turistas estão sujeitos a multas exorbitantes e até prisão por removê-las de praias locais.
A polícia disse que 41 pessoas haviam sido multadas em conexão com a série de roubos de areia e conchas. A penalidade emitida varia de 500 a 3.000 euros (US$600 a US$3.650).
As apreensões, que totalizam mais de 100 quilos, ocorreram “apesar da diminuição significante no número de turistas na ilha na temporada passada de verão” devido à pandemia de Covid-19, disse a declaração.
A polícia realizou verificações regulares em viajantes de partida no Aeroporto Olbia Costa Smeralda da ilha, assim como em vários sites de e-commerce onde a areia estava sendo vendida, acrescentaram.
Fonte: CNN