Dores de cabeça e garganta, além de coriza são os sintomas mais comuns associados à variante de Covid-19 mais estabilizada no Reino Unido, dizem pesquisadores.
Os dados, coletados como parte do estudo de sintomas Zoe Covid baseado em app, sugere que a variante Delta detectada pela primeira vez na Índia parece mais uma “gripe forte”, de acordo com Tim Spector, professor de epidemiologia genética no King’s College London, que está liderando o trabalho.
“A Covid está atuando de forma diferente agora, é mais como uma gripe forte”, disse ele. “As pessoas podem pensar que apenas pegaram um tipo de gripe sazonal e ainda saem para festas. Acredito que isso esteja aumentando o problema”.
De acordo com o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido – NHS, os sintomas clássicos da Covid-19 são febre, tosse e perda do paladar ou olfato.
Spector disse que com a variante Delta, a tosse parece ser o quinto sintoma mais comum, e a perda de olfato não fica entre os dez sintomas mais relatados.
Dados sugerem que a variante Delta é pelo menos 40% mais transmissível do que a Alpha detectada pela primeira vez em Kent, na Inglaterra, e parece dobrar o risco de hospitalização. Ela também torna vacinas de alguma forma menos eficazes, principalmente após uma única dose.
O app, gerenciado pela companhia de ciência Zoe, fundada por Spector, com análise científica fornecida pelo King’s College London, tem mais de 4 milhões de contribuintes globalmente.
Fonte: The Guardian