O governo está seguindo em direção a um gradual relaxamento de restrições sobre participantes em eventos de grande escala, após a suspensão do estado de emergência, dependendo da situação da pandemia, o que dobraria os atuais limites em tempo para as Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio.
A principal mudança nos limites, que há muito tempo fazem parte de medidas gerais para prevenir a propagação do coronavírus, seria aumentar o número máximo de espectadores em um evento, de 5.000 para 10.000 com a possibilidade de aplicá-la nos Jogos de Tóquio.
O Primeiro-Ministro Yoshihide Suga discutiu na terça-feira (15) o relaxamento de restrições sobre eventos em uma reunião com o Ministro da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Norihisa Tamura e outros membros do Gabinete no escritório do premiê.
Ele depois se reuniu com o Ministro da Educação Koichi Hagiuda e a Ministra das Olimpíadas Tamayo Marukawa.
Nas 10 províncias incluindo Tóquio e Osaka atualmente sob um estado de emergência, o governo estabeleceu limites em eventos a um máximo de 5.000, ou 50% da capacidade do local.
O governo deverá decidir nesta quinta-feira (17) se encerrará ou estenderá o estado de emergência que está programado para terminar em 20 de junho.
Fonte: Yomiuri