Começou o verão na segunda-feira (21) e este será o segundo com a pandemia, com previsão de ser mais quente do que o ano anterior.
Paralelamente às medidas preventivas em relação à infecção pelo novo coronavírus, é preciso cuidado com a hipertermia e a insolação. Por isso o uso do ar-condicionado é importante para passar os dias desta estação do ano com mais conforto.
No verão do ano passado, 187 pessoas morreram de hipertermia nos 23 distritos de Tóquio. Dessas, 22 estavam com o aparelho de ar-condicionado avariado. Por isso, é preciso verificar se ele está funcionando adequadamente.
Ar-condicionado com bolor
Por causa da pandemia, o aparelho foi mais usado no inverno, porque a população estava com restrição para sair. Por conta disso, pode estar empoeirado, embora tenha um filtro para remover a poeira.
Se empoeirado pode causar um odor fétido. A condensação faz com que a poeira fique bolorenta, o que causa um odor desagradável.
Além disso, quando a poeira se acumula no filtro, fica sujo e a quantidade de ar para ser aspirado e resfriado pode diminuir e acarretar o aumento do consumo de energia.
Também se deve levar em conta que a vida útil dos aparelhos de ar condicionado em geral é de cerca de 10 anos, mas no caso de aparelhos de ar condicionado que foram usados por um longo tempo, a carga é maior do que o normal este ano. Podem ocorrer falhas.
Checking do ar-condicionado
Para limpá-lo de forma eficiente e segura convém chamar um profissional especializado. Como parece que eles andam bem ocupados, com tempo de espera para o serviço, pode-se fazer uma limpeza doméstica até que ele venha e conferir se está funcionando bem, com 4 pontos importantes.
- Defina para a temperatura mais baixa e opere por cerca de 10 minutos
- Verifique se o ar frio está saindo corretamente e se a lâmpada da anormalidade sinaliza ou não
- Deixe-o ligado por mais 30 minutos e verifique se há vazamento de água
- Verifique se há algum odor ou ruído estranho
Se não tiver nenhum problema, pode esperar tranquilamente pelo técnico. Se apresentar algum problema como vazamento de água, odor ou ruído, convém esperar pelo profissional para ver se precisa de manutenção ou reparo.
Fonte: NNN