Cerca de 930 estudantes e funcionários de 18 creches municipais e escolas do primário e ginásio na cidade de Toyama (província homônima) estavam ausentes ou tiveram que ir para casa mais cedo devido a sintomas de uma aparente intoxicação alimentar incluindo dor de estômago e diarreia, anunciou o Governo Municipal de Toyama em 17 de junho.
Todos os casos foram leves, mas alguns teriam apresentado febre ou vômito consistentes com intoxicação alimentar, e o centro de saúde pública da cidade está investigando a causa.
Ao todo, cerca de 830 pessoas em 9 escolas do primário da cidade e 4 do ginásio, assim como 100 pessoas em 5 creches foram afetadas. De acordo com o governo, 13 escolas envolvidas serviram o mesmo lote de leite durante o almoço em 16 de junho.
O leite foi entregue por uma empresa local naquela manhã, e haviam sido mantidos refrigerados até antes do almoço. Nas creches em 16 de junho, o leite foi servido duas vezes, como parte da hora do lanche.
Um indivíduo ligado ao caso reportou que enquanto a mesma empresa que distribuiu o leite às 13 escolas afetadas também forneça o produto a outras, desde 17 de junho ninguém de outros estabelecimentos de ensino aparentemente se queixou de sintomas.
Fonte: Mainichi