O Ministro da Saúde da Tailândia disse na segunda-feira (21) que o governo do Japão doaria vacinas da AstraZeneca contra Covid-19, enquanto o país no Sudeste Asiático busca reforçar o fornecimento após alguns atrasos iniciais em suas vacinações.
Um acordo seria assinado na quinta-feira (24) com as vacinas a serem entregues em torno de julho, disse Anutin Charnvirakul em uma declaração, que não especificou a quantidade.
O programa de vacinação em massa da Tailândia, que iniciou neste mês, depende pesadamente de doses da AstraZeneca produzidas localmente por uma companhia pertencente ao seu rei, o qual sofreu alguns atrasos, impactando também em Taiwan, Malásia e Filipinas.
A Tailândia vem por cerca de 3 meses lutando contra seu surto mais severo de Covid-10 até agora, que conta por 95% das mortes pelo vírus.
O país planejou uma reabertura para turistas estrangeiros nos próximos meses, iniciando com a ilha de Phuket em julho, mas tudo depende do progresso de suas vacinações.
A Tailândia também usou a vacina da Sinovac, algumas das quais foram doadas pela China, e inoculou completamente 2,1 milhões de sua população de mais de 66 milhões de pessoas.
Fonte: CNA