O governo municipal de Kawasaki (Kanagawa) anunciou em 13 de junho que um total de 6.396 doses de vacina contra coronavírus haviam sido descartadas porque a temperatura do freezer de grau ultrabaixo onde os imunizantes estavam armazenados subiu e eles descongelaram.
De acordo com o governo municipal, na manhã de 13 de junho, um alarme soou do freezer onde a vacina da Pfizer para aplicação em idosos estavam sendo armazenadas.
Normalmente, o freezer é ajustado a temperatura de 70 a 80 graus Celsius negativos, mas quando os registros do termômetro foram verificados, a temperatura havia subido a partir das 14h em 11 de junho e chegou a 9,1 graus Celsius por volta das 15h no dia seguinte. Então ele congelou novamente.
Acredita-se que o freezer tenha apresentado defeito e a cidade o substituiu por um novo.
As vacinas da Pfizer não podem ser usadas após serem recongeladas. A fabricante do freezer anunciou em 12 de junho que alguns produtos com defeito poderiam fazer com que a temperatura subisse e, quando examinou, descobriu que esse foi o caso com o freezer de Kawasaki.
A cidade também descartou 150 doses de vacina em 29 de maio devido a um aumento de temperatura do refrigerador usado para descongelamento.
Funcionários da cidade disseram que tomarão medidas mais rigorosas para prevenir uma recorrência, como verificar periodicamente a temperatura do freezer e garantir doses extras de vacina.
Fonte: Mainichi