O Ministério da Saúde do Japão diz ter recebido relatos de cerca de 140 erros relacionados a vacinações contra coronavírus a nível nacional, incluindo a reutilização de seringas.
O ministério está pedindo a municípios em todo o país que reportem a ele quaisquer erros assim que eles ocorrerem enquanto vacinam residentes.
Das mais de 23 milhões de vacinas que haviam sido aplicadas até 16 de junho, o ministério disse que 139 envolveram erros, com casos em que duas doses foram dadas em intervalo de tempo incorreto, ou somente solução salina foi injetada.
Setenta por cento dos casos, segundo o ministério, levaram a graves danos à saúde. Eles incluem incidentes em que doses foram aplicadas com seringas usadas, ou as pessoas receberam imunizantes com data vencida. Em 23 casos, houve risco de infecção sanguínea.
O ministério disse que falou com os municípios sobre os erros reportados, e pediu a eles que tomassem medidas apropriadas para evitar uma recorrência, como o descarte de seringas usadas no local.
Fonte: NHK