A Nissan encerrará o desenvolvimento de novas versões de todos os seus sedans no Japão, visto que os veículos esportes utilitários (SUVs) estão entrando em seu mercado doméstico, soube o jornal Asia Nikkei.
Principais fornecedores haviam sido informados dos planos desde a sexta-feira (11), segundo pessoas com conhecimento do assunto. Todos os 4 modelos sedan vendidos no Japão serão afetados pelo desenvolvimento, incluindo o Skyline.
Estreitar seu canal de desenvolvimento permitirá que a Nissan, parte de uma das maiores alianças da indústria de automóveis do mundo com a Renault e Mitsubishi, direcione mais investimento em SUVs e veículos elétricos. O desenvolvimento de sedans para o mercado internacional continuará.
A planta de Tochigi da montadora tem sido uma base de produção para o Skyline e outros sedans. A Nissan planeja começar a montar seu novo veículo elétrico Ariya nessa fábrica em algum momento deste ano e pode eventualmente dedicá-la a elétricos.
O Skyline é o modelo mais antigo da Nissan ainda em produção e ostenta uma grande base de fãs. Contudo, sedans estão sob pressão dos SUVs, os quais têm conquistado gerações mais jovens.
A ação da Nissan em suspender o desenvolvimento de sedans faz parte dos planos anunciados em maio de 2020 para cortar o número de modelos em cerca de um quinto até o ano fiscal que se encerra em março de 2024.
Fonte: Asia Nikkei