Imagem ilustrativa de abastecimento em posto de gasolina (NHK)
De acordo com o Petroleum Information Center, confiado pelo governo para investigar os preços da gasolina, o preço do varejo no dia 21 foi de 155,6 ienes por litro, em uma média nacional, o que mostra um aumento de 1,1 iene em relação à semana passada.
Publicidade
A gasolina de alta octanagem está com média nacional de 166,4 ienes, e o óleo diesel, de 135,6 ienes. Ambos os preços tiveram 1 iene de aumento em relação à semana anterior.
O aumento da gasolina comum foi pela terceira semana consecutiva, com o preço mais alto em 2 anos e 7 meses, ou desde novembro de 2018.
Isso se deve ao fato de que os preços do petróleo continuam subindo à medida que avança a vacinação contra o novo coronavírus nos Estados Unidos e na Europa. E também porque as expectativas de recuperação econômica estão aumentando.
Em relação às perspectivas para o futuro, o Petroleum Information Center analisa que “os preços desse óleo mineral continuam em alta devido às expectativas de recuperação econômica. Por isso, o preço da gasolina na próxima semana poderá refletir essa tendência.”
Fontes: NHK e Response