O presidente do Banco Mizuho, Koji Fujiwara, deixará seu cargo no fim deste mês para assumir responsabilidade pelas recentes e disseminadas falhas de sistema da companhia, soube o jornal Asia Nikkei na quinta-feira (10).
Fujiwara, de 59 anos, também não assumirá a presidência para a qual ele foi apontado no início deste ano. O CEO do grupo, Tatsufumi Sakai, de 61 anos, manterá seu posto, mas terá corte salarial.
Dezenas de funcionários, incluindo executivos, também serão responsabilizados pelas falhas no sistema. O grupo bancário já nomeou Masahiko Kato, de 56 anos, em fevereiro como o novo presidente da unidade bancária.
O Banco Mizuho sofreu quatro falhas no sistema em duas semanas com início no fim de fevereiro, incluindo a suspensão temporária de mais de 70% de seus caixas eletrônicos (ATMs) no país.
Um comitê terceirizado está investigando as circunstâncias e causas da falha. Ele fará uma recomendação final baseado no conteúdo do relatório, que deve ser publicado no início da próxima semana.
Fonte: Asia Nikkei