Segundo a Agência Meteorológica do Japão (JMA), uma frente atmosférica de baixa pressão se formou ao oeste da região de Kyushu, e está avançando em direção ao norte do arquipélago principal.
Devido aos ventos quentes e úmidos trazidos por uma frente atmosférica, a previsão indica pancadas de chuvas entre sexta e sábado, desde as regiões a oeste até ao norte do Japão.
Até sexta-feira (4), a previsão indica que em 24 horas choverá 200mm em Kyushu e Shikoku, e 100mm nas regiões de Chugoku, Kinki e Tokai. Portanto, previna-se levando o guarda-chuva.
A previsão indica também que, até o sábado (5), no período de 24 horas, choverá de 100mm a 200mm em Hokkaido, de 100 a 150mm no sul de Kyushu e nas regiões de Shikoku e Hokuriku, e até 100mm em Tohoku.
Além das chuvas intensas, ventos fortes principalmente nas regiões ao norte do país. A JMA calcula que rajadas de vento de 72km/h e 65km/h devem ocorrer em Hokkaido e Tohoku.
A JMA alerta os cidadãos para chuvas intensas, deslizamento de terra, inundações em planícies, rajadas de ventos e mar violento.
Fonte: NHK