Residentes da região australiana de Gippsland no estado de Vitória foram recebidos com camadas de teias de aranha após a área ter sido atingida por uma severa inundação, de acordo com a afiliada 9News do CNN.
O Serviço de Emergência do Estado de Vitória emitiu vários alertas de inundação para a área rural no início de junho, com alguns residentes sendo forçados a evacuar, de acordo com Darren Chester, membro do parlamento para Gippsland.
O professor Dieter Hochuli, ecologista da Universidade de Sydney, disse à afiliada do CNN 7News que o mar de seda de aranha não era surpresa dadas as condições climáticas.
“Quando temo esses tipos de chuvas muito fortes e inundações, esses animais que passam suas vidas de forma enigmática no solo não podem mais morar lá, e fazem exatamente o que tentamos fazer – eles se mudam para um local mais alto”, acrescentou.
O fenômeno é conhecido como ballooning. O site do Museu Australiano determina que o processo envolve aranhas “indo para um ponto alto nas folhas e soltando finas linhas de seda que podem pegar a brisa e eventualmente ganhar altura suficiente para levantar a criatura e distante do solo”
“Balloning produzido por milhares de aranhas podem resultar em um carpete de seda notável, chamado de gossamer, cobrindo arbustos e campos”.
Enquanto as criaturas tomam abrigo em locais mais altos, o trabalho de emergência na região continua.
Tempestades causaram caos por todo o estado de Vitória. Uma mulher e seu filho foram resgatados pela polícia em 9 de junho após um galho de árvore ter caído sobre a casa deles.
Fonte: CNN