Um novo estudo sugeriu que as vacinas da Pfizer e da Moderna poderiam oferecer proteção por anos contra a Covid-19 para pessoas que já foram infectadas com o vírus.
As doses mRNA podem provocar uma reação imune que pode proteger as pessoas por anos, descobriram pesquisadores da Universidade de Washington.
Eles disseram que as células imunes de sobreviventes da Covid-19 reconhecem a infecção, a qual ainda pode ser encontrada na medula óssea oito meses depois.
Após olhar outras pesquisas as quais demonstraram que células de memória B poderiam ficar mais fortes 12 meses após infecção inicial, eles concluíram que a imunidade ao vírus poderia ser por toda a vida se alguém recebeu a vacina da Pfizer ou Moderna após contrair o vírus.
A imunologista Ali Ellebedy, que liderou o estudo, e sua equipe não puderam dizer se alguém que recebeu as doses mRNA e que não foi infectado anteriormente estava protegido da mesma maneira.
O estudo incluiu 41 sobreviventes da Covid-19 que haviam sido completamente vacinados com imunizantes da Pfizer ou Moderna.
A pesquisa, publicada no jornal Nature, não incluiu dados de outras vacinas.
O estudo ocorre após uma nova pesquisa ter sugerido que misturar doses das vacinas da AstraZeneca e Pfizer gera uma resposta imune robusta contra o coronavírus.
Fonte: Metro