Anéis olímpicos em Tóquio (banco de imagens)
Autoridades dos Jogos de Tóquio decidiram permitir até 10 mil espectadores nacionais nos eventos olímpicos, desde que cada local não exceda a capacidade de 50 por cento.
Publicidade
Representantes do comitê organizador dos Jogos, o governo japonês, o governo metropolitano e os comitês internacionais olímpico e paralímpico, tomaram a decisão na segunda-feira (21).
Isso está em linha com o plano do governo japonês de relaxar limites de capacidade de 5.000 para 10.000 no mês que vêm após medidas rigorosas do vírus serem suspensas.
Organizadores já decidiram que não vão receber espectadores do exterior.
Contudo, regras de capacidade poderiam mudar. O chefe do comitê organizador disse na semana passada que, dependendo da situação, os Jogos poderiam ser realizados sem espectadores.
E o Primeiro-Ministro Yoshihide Suga disse aos repórteres na segunda-feira que não hesitará para banir espectadores se um estado de emergência for emitido.
O público no Japão tem estado preocupado em relação a uma movimentação repentina de pessoas nos eventos que poderia causar a propagação do vírus.
O principal conselheiro do governo para questões do vírus e outros 25 especialistas da saúde disseram que a opção mais desejável seria os atletas competirem sem público.
As Olimpíadas terão início em 23 de julho. As autoridades ainda não decidiram sobre espectadores nas Paralimpíadas, que começarão em 24 de agosto.
Fonte: NHK