As Olimpíadas de Tóquio começarão nesta sexta (23), mas os números de novos casos de Covid-19 continuam elevados. Na quinta-feira (21), foram confirmados 1.832 casos, sendo a primeira vez desde janeiro deste ano que o número passa da marca dos 1.800.
O número de pacientes internados já é maior do na quarta onda em maio. “Caso o número de casos continuar aumentando, poderá ocorrer um colapso do sistema de saúde”, indicam os especialistas.
A média diária de infectados nesta semana já é 50% maior do que a semana anterior. Caso os casos continuarem aumentando nesse ritmo, o número de pacientes poderá duplicar no início de agosto, apontam especialistas. Entretanto, a governadora Koike negou novamente o cancelamento das Olimpíadas em coletiva realizada na quinta.
Nas redes sociais, é notória a queda de popularidade das Olimpíadas em meio à pandemia. Muitas pessoas comentaram que não sabiam que as Olimpíadas começariam amanhã e se mostraram desinteressadas.
A NHK entrevistou 11 jovens nas ruas de Tóquio e relatou que a maioria não sabia a data do início das Olimpíadas. “Quase todos os dias sai nas mídias algum escândalo relacionado ao comitê. Para mim, é mais importante saber quando vou poder me vacinar do que quando começa as Olimpíadas”, relata um dos entrevistados.
Fonte: NHK