O Ministro de Relações Exteriores do Japão, Toshimitsu Motegi, disse que o país fornecerá um total de 11 milhões de doses de vacinas contra coronavírus a 15 países.
Os imunizantes, desenvolvidos pela AstraZeneca e fabricados no Japão, serão fornecidos através da COVAX Facility, o consórcio internacional de distribuição de vacinas.
Motegi disse aos repórteres na terça-feira (12) que cerca de 11 milhões de doses serão transportadas aos países assim que as preparações forem feitas.
Os países que receberão as vacinas são Camboja, Timor Leste, Laos, Maldivas, Bangladesh, Nepal, Sri Lanka, Fiji, Kiribati, Papua-Nova Guiné, Samoa, Ilhas Salomão, Tonga, Vanuatu e Irã.
Motegi também revelou que o Japão fornecerá à Indonésia, Vietnã e Taiwan 1 milhão de doses adicionais para cada um na quinta-feira (15).
Ele citou que antes o Japão forneceu vacinas da AstraZeneca produzidas no país para Taiwan e outras 5 nações da ASEAN.
Motegi também disse que o governo iniciará um programa de inoculação no Japão para cidadãos japoneses que moram no exterior e que planejam retornar para casa temporariamente.
Ele disse que o programa continuará a partir de 1º de agosto de 2021 ao início de janeiro de 2022. Reservas online começam na próxima segunda-feira (19).
Ele acrescentou que reservas podem ser feitas com até 2 meses de antecedência e que o Ministério de Relações Exteriores emitirá certificados para aqueles que o solicitarem. Detalhes serão postados no site do ministério.
Fonte: NHK