Na lista da Henley & Partners, passaporte japonês é o mais forte do mundo (banco de imagens)
O Henley Passport Index, que vem monitorando regularmente os passaportes mais amigáveis para viagem do mundo desde 2006, divulgou seus mais recentes rankings e análise.
Publicidade
Como o index não leva restrições temporárias em conta, o passaporte do Japão fica mais uma vez no topo da lista, com seus portadores podendo visitar sem a necessidade de visto ou recebendo um na chegada a 193 destinos em todo o mundo.
Entretanto, o relatório do Henley & Partners diz que no primeiro trimestre de 2021 a mobilidade internacional ainda era de somente 12% de seus níveis pré-pandemia, o que significa que “a disparidade entre acesso de viagem teórico e verdadeiro oferecido mesmo por passaportes de alto ranking continua expressivo”.
No mundo real, portadores de passaporte japonês teoricamente têm acesso bem agora a menos de 80 destinos – cerca do mesmo da Arábia Saudita no ranking – que fica em 71º lugar (enquanto os sauditas atualmente têm acesso verdadeiro de viagem a somente 58 destinos).
Os 10 passaportes mais fortes do mundo continuam praticamente inalterados enquanto entramos na metade do ano, com Singapura em 2º e Coreia do Sul e Alemanha em 3º.
No ranking, o passaporte do Brasil está em 19º na lista, com seus portadores podendo visitar 170 países sem necessidade de visto.
Christian H. Kaelin, presidente do Henley & Partners, diz que enquanto não sabemos por quanto tempo as restrições vão durar, está claro que a mobilidade global será severamente prejudicada por pelo menos o resto deste ano.
Os melhores passaportes do mundo para 2021:
- Japão (193 destinos)
- Singapura (192)
- Alemanha, Coreia do Sul (191)
- Finlândia, Itália, Luxemburgo, Espanha (190)
- Áustria, Dinamarca (189)
- França, Irlanda, Holanda, Portugal, Suécia (188)
- Bélgica, Nova Zelândia, Suíça, Reino Unido, EUA (187)
- República Tcheca, Grécia, Malta, Noruega (186)
- Austrália, Canadá (185)
- Hungria (184)
A lista do Henley & Partners é um dos vários indexes criados por empresas financeiras para classificar passaportes globais de acordo com o acesso que eles oferecem aos seus cidadãos.
O Henley Passport Index é baseado em dados fornecidos pela Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA) e cobre 199 passaportes e 227 destinos de viagem.
Ele é atualizado em tempo real durante o ano, e quando mudanças em políticas de visto entram em vigor.
Fonte: CNN