Nesta quarta-feira (28), foram confirmados 9,582 casos de coronavírus no Japão, o maior número já registrado. Tóquio registrou 3.177 casos, sendo a primeira vez que o número passa dos 3.000. As províncias de Saitama, Chiba e Kanagawa também confirmaram os maiores números, e o governo decidiu que será necessário emitir o alerta de emergência para essas regiões devido à periculosidade da situação.
“É a disseminação do coronavírus mais rápida que já vimos. As previsões indicam que os números continuarão a crescer principalmente na área metropolitana de Tóquio”, comentam especialistas em coletiva realizada na quarta.
“Estão aumentando os pacientes em tratamento domiciliar que deveriam estar recebendo tratamento em hospitais, e a pandemia já está causando impactos nos cuidados médicos gerais”, completam os especialistas sobre a situação em Tóquio. A média de casos diárias nesta última semana em todo o Japão é 50% maior do que na semana anterior.
Segundo o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-estar, o movimento nas ruas de Tóquio caiu em cerca de 16% duas semanas após a emissão do alerta de emergência. O número de infecções pela variante indiana está crescendo, e já representa 77% dos casos totais na capital.
Kanagawa confirmou 1.051 casos, a primeira vez que o número passa dos 1.000. Chiba e Saitama registraram respectivamente 577 e 870.
O ministro da Reconstrução Econômica Yasutoshi Nishimura comentou que recebeu o pedido dos governadores para emitir o estado de emergência nessas províncias, e que irá analisar a situação para emitir a decisão final.
Fonte: Yomiuri