O Japão deve realizar as Olimpíadas sem espectadores em locais na capital Tóquio devido a um aumento nos casos de coronavírus, disseram altos funcionários do governo na quarta-feira (7), cerca de duas semanas antes da abertura do evento de esportes internacional.
O cenário é o mais provável, visto que o governo deve declarar um outro estado de emergência em Tóquio, possivelmente até 24 de agosto, um período que excede a duração das Olimpíadas, de acordo com oficiais de alta patente.
O governo e quatro conselhos organizadores dos Jogos de Verão devem se encontrar no fim desta semana para discutir uma nova política relacionada a espectadores que moram no Japão, já tendo barrado fãs do exterior em uma tentativa de melhorar a segurança dos Jogos.
As Olimpíadas que devem ocorrer de 23 de julho a 28 de agosto em Tóquio e outras 9 províncias, incluindo as vizinhas Chiba e Saitama, onde governadores pediram que eventos após as 21h sejam realizados a portas fechadas.
Se a decisão for tomada para não ter espectadores em locais na capital Tóquio, os organizadores podem permitir que governadores de províncias vizinhas escolham se vão seguir o exemplo, disse um oficial do governo.
Antes do plano do governo de colocar Tóquio sob um quarto estado de emergência, organizadores olímpicos japoneses estavam apoiando a ideia de reduzir o número de espectadores para um máximo de 5 mil.
Fonte: News and Culture