#Environment #Argentina #Chubut #Trelew #Pollution
Publicidade Pollution of a Patagonian lake with a pink industrial fluid provokes alarm among local residents, as well as controversy among officials.https://t.co/3wnrVyGUYh
— Buenos Aires Times (@theBAtimes) July 24, 2021
Um lago na Argentina ficou rosa brilhante devido à poluição, um desenvolvimento que alarmou os ambientalistas.
Ativistas disseram que a poluição no lago na região da Patagônia, no sul da Argentina, é causada por sulfito de sódio – um produto antibactericida usado em fábrica de peixes. A substância é tipicamente usada para preservar camarões destinados à exportação.
Residentes também disseram que a poluição no Rio Chubut, que alimenta o lago Corfo e outras fontes de água na região, levou a um odor desagradável.
“Aqueles que deveriam estar no controle são aqueles que autorizam o envenenamento das pessoas”, disse Pablo Lada, ativista do meio ambiente citado pela agência de notícias AFP. “Ele também culpou as autoridades por serem relaxadas em relação às preocupações dos residentes”.
O lago Corfo ficou rosa na semana passada e continuou com a cor “anormal” no domingo (25), disse Lada.
Outros ativistas disseram que o sulfito de sódio, que causou descoloração do lago, deveria, por lei, ter sido tratado antes de ser jogado na água.
A substância vem de um parque industrial em Trelew.
Juan Micheloud, chefe de controle ambiental para a província de Chubut, disse à AFP na semana passada que a cor “não causa danos e desaparecerá em poucos dias”.
Fonte: The Independet