Por volta das 8h30 de domingo (11), uma menina de 9 anos que vive em Naha (Okinawa), foi vítima de picadas por uma espécie de água-viva chamada de habu kurage (nome científico Chironex yamaguchii).
Ela estava brincando na praia de Senaga, ilha homônima, situada em Tomigusuku, perto do aeroporto.
De acordo com a Guarda Costeira de Naha, a menina foi picada extensivamente nas coxas e panturrilhas, chegando a parar de respirar temporariamente, perdendo a consciência.
O pai, que nadava com ela, fez massagem cardíaca até a ambulância chegar. Por volta das 8h4o, quando a ambulância chegou, ela voltou a respirar. Foi levada para um hospital da cidade e já não corre risco de vida.
De acordo com a Guarda Costeira, a menina deve ter sofrido choque anafilático com as picadas. Somente nessa jurisdição já ocorreram outros casos de picada por essa temida água-viva que leva o nome de uma cobra (habu), a qual habita as águas das praias de Okinawa e Filipinas.
A Guarda Costeira de Okinawa alerta as pessoas para que procurem as praias com rede para se banharem. As redes protegem a entrada desses seres marinhos.
→ Leia sobre as espécies de água viva nas praias do Japão (toque aqui), para se prevenir e saber o que fazer caso seja picado.
Fontes: FNN e Okinawa Times