Segundo a Agência Meteorológica do Japão (JMA), ventos úmidos e quentes estão soprando em direção à frente atmosférica estacionada na costa sul do arquipélago principal. Devido a esse fenômeno, nuvens carregadas de chuva estão se formando nas regiões próximas ao Pacífico.
Principalmente nas Ilhas Izu, em Tóquio, as chuvas estão se intensificando e as autoridades emitiram o alerta de “informações de pancadas de chuva” às 8h59 para a região.
Até as 8h, foi confirmada a precipitação de 90mm em uma 1 hora, e 150mm em três horas em Nijima (Tóquio).
As autoridades emitiram o alerta de deslizamentos de terra em Shizuoka, Kagoshima e Ilhas Izu. Segundo as previsões, até a sexta-feira (2), as chuvas se intensificarão em Kyushu, nas Ilhas Amami, e nas áreas próximas ao Pacífico das regiões de Tokai e Kanto, e a precipitação deve ultrapassar a marca de 50mm por hora em algumas províncias.
Até a manhã de sexta, espera-se que, no intervalo de 24 horas, chova 150mm em Kyushu e Ilhas Amami, 120mm em Kanto e 60mm em Tohoku.
Até a manhã de domingo, no intervalo de 24 horas, as previsões indicam que choverá 250mm em Tokai e nas Ilhas Izu, 150mm em Kyushu e Ilhas Amami, 120mm em Kanto e 60mm em Tohoku.
A JMA explica que a frente atmosférica poderá ficar estacionada por alguns dias. A JMA alerta para deslizamento de terra, inundações, enchentes de rios e rajadas de ventos.
Fonte: NHK