O atleta de Uganda, Julius Ssekitoleko, 20 anos, de levantamento de peso, que fugiu de Izumisano (Osaka) e foi encontrado em Yokkaichi (Mie), na terça-feira (21), teria revelado que quer entrar com requerimento de refugiado.
Na quarta-feira (21) o responsável pela Embaixada de Uganda esteve persuadindo-o a voltar para casa voluntariamente. Mas se um pedido formal de refugiado for apresentado, conforme seu desejo, seu visto expirará e ficará em situação ilegal, mas não poderá ser deportado.
Na tarde de quarta-feira, quando estava na Delegacia de Shibuya, para onde foi levado, se encontrou com o chefe da delegação de seu país e demonstrou que retornará a Uganda.
Ssekitoleko chegou de shinkansen em Nagoia, em 16 deste mês. Nessa ocasião um conhecido, conterrâneo, de Gifu foi buscá-lo de carro e o levou para sua casa.
Na terça-feira os policiais foram até essa casa, quando foram informados que o amigo levou o atleta para Yokkaichi.
Segundo os policiais da Delegacia de Yokkaichi Minami, ele não mostrou resistência quando foi abordado. Na delegacia contou como foi essa trajetória desde a fuga do hotel em Izumisano, derramando lágrimas. Afinal, fugiu de lá deixando um bilhete que queria trabalhar no Japão, para sair da situação difícil em seu país, por causa da esposa e filho.
Fontes: Nagoya TV, CTV, ANN e NNN