Frasco de vacina da Moderna (banco de imagens)
Cerca de 80% das pessoas que receberam suas segundas doses da vacina da Moderna contra Covid-19 no Japão apresentaram febre de 37,5ºC ou mais, de acordo com o Ministério da Saúde.
Publicidade
O número é cerca de duas vezes daqueles que foram imunizados com a vacina da Pfizer.
Um grupo de pesquisadores, incluindo Suminobu Ito, professor no Hospital Universitário Juntendo, entrevistou o pessoal das Forças de Autodefesa e outros que receberam a vacina da Moderna.
Eles analisaram os dados de 7.615 pessoas que receberam suas primeiras doses e 2.491 que foram vacinadas com a segunda dose.
O subcomitê do ministério divulgou em 4 de agosto um relatório provisório sobre a pesquisa.
O relatório mostra que 7,3% das pessoas que receberam suas primeiras doses tiveram febre de 37,5ºC ou mais alta após as inoculações, enquanto o número foi de 78,4% para aqueles que receberam suas segundas doses.
Daqueles que receberam suas primeiras doses, 2,1% apresentaram febre de 38ºC ou mais alta após as inoculações, enquanto o número foi de 61,9% para aqueles que receberam suas segundas doses, de acordo com o relatório.
Mais de 70% dos entrevistados tiveram febre no dia seguinte após receberem suas segundas doses. Somente 20% apresentaram aumento de temperatura dois dias depois de suas segundas doses.
Em uma pesquisa separada com cerca de 20 mil profissionais da saúde e que foram imunizados com a vacina da Pfizer, 3,3% daqueles que receberam suas primeiras doses tiveram febre de 37,5ºC ou acima após isso, enquanto o número foi de 38,1% para os que receberam suas segundas doses.
Fonte: Asahi