Governo japonês prossegue com seu programa de vacinação (ilustrativa/banco de imagens)
Especialistas japoneses que monitoram infecções em Tóquio dizem que um aumento em novos casos esteve fora de controle por várias semanas, e vem colocando grave pressão sob o sistema médico.
Publicidade
Responsáveis confirmaram mais de 4,7 mil casos em Tóquio na quinta-feira (26). O número diário caiu por 4 dias consecutivos em comparação aos mesmos dias na semana passada, entretanto, especialistas dizem que a situação ainda está a nível de desastre.
O diretor do Centro de Controle e Prevenção de Doenças – NIID, Norio Ohmagari, disse que “os números de novos casos parecem ter se estabilizado, mas a situação vai piorar se eles continuarem a tal nível alto. É possível que algumas pessoas não possam ser submetidas a testes rapidamente e o atual número de indivíduos infectados seja ainda maior”.
O governo está prosseguindo com o programa de vacinação, mas houve um problema.
Foi descoberto que frascos não usados do imunizante da Moderna continham substâncias estranhas. O Ministério da Saúde decidiu suspender o uso de mais de 1,6 milhão de doses. Não há relatos de problemas de saúde entre as pessoas que tomaram a vacina da Moderna.
Enquanto isso, organizadores das Paralimpíadas de Tóquio dizem que houve a confirmação de mais 15 casos de coronavírus entre pessoas envolvidas.
Dois dos infectados são atletas do exterior. Isso leva para 184 o número total de infecções conectadas às Paralimpíadas. Segundo organizadores, uma pessoa foi hospitalizada, mas sua condição de saúde não é grave.
Em todo o Japão mais de 24,9 mil novos casos foram reportados na quinta-feira. Há 1.974 pacientes com sintomas graves e isso é um recorde pelo 14º dia consecutivo.
Fonte: NHK