Uma mulher morreu e duas pessoas estavam desaparecidas neste sábado (14) após chuvas torrenciais terem causado um deslizamento que arrastou pelo menos 2 casas no oeste do Japão, com rios transbordando enquanto a precipitação continua atingindo a área.
Uma ampla faixa do oeste do Japão, principalmente a região Kyushu, registrou níveis recordes de chuva, com 956mm caindo na área em 3 dias até o meio-dia deste sábado.
O Japão ampliou seu alerta mais alto, de nível 5, para cobrir mais de 1,5 milhão de pessoas, divulgou a rede NHK, enquanto a Agência de Meteorologia do Japão – AMJ alertou que mais chuva deve cair nos próximos dias.
“As pessoas devem tomar medidas para garantir a segurança”, disse um oficial da AMJ em uma coletiva de imprensa.
“Quase não houve movimento da frente chuvosa sobre o Japão, e ela está sendo alimentada por ar quente e úmido que está tornando-a mais ativa”.
Rios transbordaram em várias cidades, incluindo Kurume (Fukuoka).
Deslizamentos atingiram várias partes da província de Nagasaki, com um arrastando pelo menos duas casas e matando Fumiyo Mori, de 59 anos. Seu marido e filha estão desaparecidos e equipes militares e de resgate estão à procura deles, disse a NHK.
Serviços de trem-bala foram suspensos ao longo de grande parte da linha de Tóquio a Kyushu.
As chuvas intensas estão se movendo para a região central do Japão. A AMJ alertou que a frente chuvosa provavelmente continuará sobre o arquipélago por cerca de uma semana.
Fonte: Nippon