Na quinta-feira (5) o Primeiro-Ministro do Japão, Yoshihide Suga anunciou oficialmente a adição de 8 províncias às medidas prioritárias de prevenção da propagação, um passo antes do estado de emergência. Assim, são 13 sob essa contramedida à expansão da infecção pelo novo coronavírus.
Foram adicionadas Fukushima, Ibaraki, Tochigi, Gunma, Shizuoka, Aichi, Shiga e Kumamoto, com período de aplicação entre 8 a 31 deste mês. Já estão sob essas medidas prioritárias, até a mesma data, Hokkaido, Ishikawa, Hyogo, Quioto e Fukuoka.
Cabe a cada governador determinar quais são as cidades que terão solicitação de redução do expediente até as 20h e também de não servir bebidas alcoólicas. Suga disse que também tem como finalidade assegurar o sistema de assistência médica.
Novamente, o primeiro-ministro insistiu em pedir à população de todo país a colaboração para evitar a propagação do coronavírus, deixando de sair de casa sem necessidade e abster-se de se locomover para fora da província onde reside, especialmente àquelas pessoas que pensam em retornar à terra natal.
São 5 as províncias sob estado de emergência até 31 de agosto: Okinawa, Tóquio, Saitama, Kanagawa, Chiba e Osaka.
Fontes: NHK e Gov.