A Coreia do Norte reiniciou as operações em um reator nuclear o qual acredita-se amplamente que seja capaz de produzir armas de grau de plutônio, de acordo com um relatório de uma fiscalizadora nuclear global divulgado no domingo (29).
A Agência Internacional de Energia Atômica – IAEA disse que ela observou pela primeira vez atividade na planta de Yongbyon ao norte da capital, Pyongyang, no fim de 2018 e havia visto sinais de atividade nas últimas semanas.
A agência acrescentou que as atividades nucleares do país “continuam sendo uma causa de grave preocupação”.
Relatórios científicos e análise independente citam que Yongbyon é capaz de produzir vários quilos de armas de grau de plutônio em um ano.
De acordo com o relatório, houve 5 testes nucleares norte-coreanos desde 2006, o mais recente em 2017, quando o Conselho de Segurança das Nações Unidas exigiu que o país abandonasse imediatamente seu programa nuclear de uma “maneira completa, verificável e irreversível”.
Enquanto pesquisadores não tenham tido acesso à Coreia do Norte desde 2009 e terem que depender de imagens de satélite comercial para fazer suas avaliações, o novo relatório da IAEA torna claro que o regime de Kim não seguiu a instrução do Conselho de Segurança.
Fonte: NBC News