O governo japonês planeja tornar acessível o chamado “tratamento com coquetel de anticorpos” a nível nacional para pacientes de Covid-19 sem sintomas graves.
O tratamento foi autorizado no Japão no mês passado. Pacientes recebem dois medicamentos simultaneamente de forma intravenosa para suprimir o vírus.
O governo planeja fornecer de forma rápida os medicamentos a hospitais em províncias onde o estado de emergência está em vigor.
Inicialmente ele havia visado pacientes hospitalizados, mas em meados de agosto o governo começou a permitir que pacientes isolados em hotéis e instalações médicas temporárias receberam o tratamento sujeitos a certas condições, visto que está ficando difícil encontrar um leito vago em hospital.
Pacientes que estão se recuperando em hotéis nas províncias de Tóquio e Fukuoka já estão recebendo os medicamentos.
Alguns médicos dizem que o tratamento também deveria ser fornecido a pacientes isolados em suas casas.
Entretanto, o governo está cauteloso em relação a tais pedidos devido a reações severas reportadas no exterior.
A farmacêutica dos EUA que desenvolveu o tratamento diz que reações possíveis incluem febre, dor de cabeça e dificuldade para respirar.
Efeitos colaterais desconhecidos, segundo a farmacêutica, também podem ocorrer, visto que dados clínicos ainda são limitados.
O Ministério da Saúde do Japão diz que profissionais da área da saúde deveriam monitorar pacientes que receberam o tratamento.
Fonte: NHK