Dois homens morreram após cada um ter recebido uma dose da vacina contra Covid-19 da Moderna que estava entre os lotes com usos suspensos após a descoberta de contaminantes, disse o Ministério da Saúde no sábado (28).
Os dois homens, de 30 e 38 anos, morreram dentro de dias após receberem suas segundas doses neste mês. Nenhum objeto estranho foi encontrado nos frascos da vacinas usadas para imunizar os dois indivíduos, e continua incerto se há qualquer relação causal entre a vacinação e suas mortes.
Na quinta-feira (26), o Ministério da Saúde do Japão disse que substâncias estranhas haviam sido confirmadas em 39 frascos não usados em oito locais de vacinação em 5 províncias. No mesmo dia, ele suspendeu o uso de cerca de 1,63 milhão de doses, ou 3 lotes, que vieram da mesma linha de produção de uma fábrica espanhola, como precaução.
A Moderna e a empresa japonesa Takeda Pharmaceutical, que é responsável pela venda e distribuição da vacina no Japão, disse em uma declaração conjunta no sábado que elas estavam trabalhando junto ao ministério da saúde para investigar as duas mortes.
“Desta vez não temos quaisquer evidências que essas mortes foram causadas pela vacina da Moderna”, disseram as duas companhias.
Até agora mais de mil pessoas no total morreram no Japão após serem vacinadas contra Covid-19, mas especialistas da saúde ainda precisam determinar uma relação causal entre a administração de vacina e morte.
Fonte: Mainichi