A Honda Motor fechou as cortinas em 35 anos de fabricação de veículos em sua planta na cidade de Swindow, no sudoeste da Inglaterra. A fábrica encerrou as operações em 30 de julho.
O fechamento faz parte dos esforços da Honda para reestruturar suas operações globais. A capacidade anual da planta era de 150 mil unidades.
A mudança é o mais recente abalo para a comunidade de Swindon. Fabricantes de autopeças começaram a deixar a área após a Honda ter anunciado seu fechamento em fevereiro de 2019.
Uma companhia afetada foi uma empresa de logística japonesa afiliada que depende da Honda para três quartos das vendas locais.
Entretanto, a empresa planeja permanecer na área. Após demitir 20% de seu quadro de funcionários, ela se preservou com novas fabricantes na aquecida indústria de equipamentos e outras.
O fechamento da planta da Honda está sendo visto como um momento decisivo para a indústria automotiva do Reino Unido.
Montadoras anunciaram em julho que estão expandindo a produção britânica de veículos elétricos (EVs).
A Nissan deve construir uma planta de baterias para veículos elétricos enquanto a Stellantis, formada pela fusão dos grupos Chrysler e Peugeot, investirão em uma segunda fábrica especializada em EVs.
Fonte: NHK