Cerca de 7,69 milhões de pessoas no mundo, incluindo cerca de 200 mil no Japão, morreram em 2019 em decorrência de uma variedade de doenças relacionadas ao fumo, mostrou estimativa de uma equipe de pesquisadores internacional no início deste ano.
A China contou pelo maior número de mortes com cerca de 2,4 milhões, aproximadamente 30% do total mundial, seguida pela Índia com 1,01 milhão, EUA com 530 mil, Rússia com 290 mil e Indonésia com 250 mil, de acordo com a estimativa publicada pelo jornal médico britânico Lancet.
O número de mortes no Japão foi o sexto maior no estudo, o qual analisou dados de mais de 3 mil pesquisas de saúde cobrindo mais de 200 países e regiões.
A equipe descobriu que o número de fumantes no mundo passou de 1,1 bilhão em 2019, com 7 trilhões de cigarros consumidos anualmente.
Embora as taxas de fumo estejam em uma tendência de queda nos países desenvolvidos, o número de fumantes está em alta nas nações em desenvolvimento incluindo aqueles na África, onde a população cresce rapidamente.
As doenças mais comuns que diretamente causaram mortes entre os fumantes foram cardiopatia isquêmica, doença pulmonar obstrutiva crônica, câncer do pulmão e derrames. Sabe-se que o fumo aumenta o risco de desenvolver essas doenças.
A estimativa não inclui os danos causados por fumo passivo.
Fonte: News and Culture