O Japão administrou mais de 100 milhões de doses de vacina contra Covid-19 e ultrapassou os EUA na proporção de idosos completamente vacinados, de acordo com números do governo divulgados na terça-feira (10).
O marco de vacinação ocorre enquanto o Japão, como muitas outras nações, está no meio de uma nova onda de infecções por coronavírus atribuída à variante Delta.
A maioria das novas infecções tem sido entre pessoas na faixa dos 20 aos 30 anos, mostrando o impacto da lacuna em taxas de inoculação entre pessoas mais velhas e o restante da população.
Enquanto as vacinações se abrem para a demografia mais jovem, especialistas manifestaram preocupação sobre a hesitação dos mais novos, que têm menos probabilidade de sofrer sintomas graves da Covid-19.
Desde a terça-feira, o Japão havia administrado 102.9 milhões de doses e 81.6% de seus residentes com idade igual ou superior a 65 anos estavam completamente vacinados, de acordo com o Escritório do Primeiro-Ministro. Esse número é maior do que os 80.4% do grupo de mesma faixa etária completamente vacinado nos EUA, de acordo com dados do CDC.
Contudo, o Japão tem a menor taxa entre o G7 (Grupo das 7 nações avançadas) de sua população sendo completamente vacinada, a 32.9%. Isso se compara a 50.8% nos EUA e 59% no Reino Unido, de acordo com o rastreador de vacina da Universidade Johns Hopkins.
Fonte: Japan Times