A chuva de meteoros das Perseidas, que traz um toque mágico no céu noturno de verão, atinge seu auge da noite de quinta-feira (12) ao amanhecer de sexta-feira (13).
De acordo com o Observatório Astronômico de Sendai (Miyagi), a condição é que a luz do luar desapareça, por volta das 21h de quinta-feira e o pico deverá ocorrer às 4h.
No entanto, é preciso cruzar os dedos para que São Pedro dê uma trégua. Ou seja, que cesse o tempo nublado ou chuvoso na maior parte do arquipélago. As duas ilhas das extremidades – Hokkaido e Okinawa – deverão ter um céu limpo para contemplar a chuva de meteoros.
Se deseja ver muitos meteoros, a recomendação é se afastar da cidade para que as luzes não interfiram. Procure um local na praia ou no campo, sem nenhuma iluminação. Aí terá chance de ver 50 a 70 meteoros em uma hora.
Fotógrafo brasileiro relata sua experiência
O brasileiro Diego da Silva Hirose, 32, residente em Nago (Okinawa), fotógrafo profissional, garantiu fotos belíssimas da Via Láctea. Foi em Ginoza, a 15 minutos de carro da sua casa, um local plano, com areia extensa por causa da maré baixa.
Usou lente 24~70mm em Nikon D750 para garantir as sonhadas fotos, mas também seu iPhone. “Nada importa, o que você é ou o que faz, só admira aquele momento”, declarou Diego, quando viu a via Láctea em maio deste ano.
Na quinta-feira o fotógrafo brasileiro vai para um local descampado, provavelmente em Kunigami, para produzir vídeo e fotos. Está torcendo para que as condições climáticas sejam favoráveis.
Fontes: Kahoku Shimbun e Weather News