Cerca de 50 notas antigas falsas de 10 mil ienes foram encontradas em Tóquio entre os dias 21 e 26 de agosto, soube o jornal Mainichi pelo Departamento de Polícia Metropolitana – DPM.
As notas destacam um retrato do príncipe japonês Shotoku Taishi, um design que foi descontinuado em 1986. As cédulas tinham certas características comuns incluindo seus números de série, os quais todos começavam com “PS” – na verdade não usados em números de série de notas bancárias japonesas – e terminavam com “N”.
Elas foram falsificadas com um alto grau de detalhe, incluindo marcas d’àgua.
A divisão de segunda investigação do DPM está analisando os casos sob a suspeita de uso de moeda falsificada.
De acordo com a polícia, as notas haviam sido usadas em um total de cerca de 40 lojas de conveniência e farmácias nos bairros de Toshima, Nakano, Shinjuku, Shibuya e Sumida de Tóquio.
Todas as lojas ficam em bairros centrais em frente a estações de trem movimentadas. Como as notas falsas foram usadas para comprar itens que não custam caro, como aperitivos, durante o fim da tarde e à noite em todos os casos, o culpado ou culpados aparentemente estavam buscando converter as notas em dinheiro real ao obterem o troco.
Fonte: Mainichi