No sábado (28) soube-se que um hospital da iniciativa privada, o qual recebe pacientes com Covid-19, entrou com pedido de falência, o primeiro caso no Japão.
Segundo o Teikoku Data Bank, a corporação média Yuai-kai que opera o Hospital Matsumoto, situado em Fukushima, cidade de Osaka (província homônima), solicitou ao Tribunal Distrital de Osaka, no dia 26, a aplicação da Lei de Reabilitação Civil. O total da dívida é de 5,2 bilhões de ienes.
Atendendo ao pedido do governo de Osaka, em janeiro deste ano, o Hospital Matsumoto aceitou a internação de pacientes leves e moderados infectados pelo novo coronavírus, em parte dos seus leitos.
É um hospital que oferece uma ampla gama de serviços, como clínica médica e cirurgia, além de recepção 24 horas para pacientes de emergência.
No entanto, mesmo antes da crise do coronavírus, a carga de investimento aumentou devido à introdução ativa de equipamentos médicos, e a empresa estava insolvente.
Desde o ano passado, o número de pacientes ambulatoriais diminuiu devido à propagação da infecção. A informação é de que o sistema médico ficou mais apertado devido à hospitalização dos pacientes com Covid-19, com queda dos ambulatoriais.
Fontes: ANN e Asahi