Pessoas morreram em queda após se agarrarem a aviões C-17 quando eles decolavam do Aeroporto de Cabul, em uma tentativa de fugir do Talibã no Afeganistão, divulgou a mídia local.
Exclusive- A clear video (from other angle) of men falling from C-17. They were Clinging to some parts of the plane that took off from Kabul airport today. #Talibans #Afghanistan #Afghanishtan pic.twitter.com/CMNW5ngqrK
— Aśvaka – آسواکا News Agency (@AsvakaNews) August 16, 2021
Imagens postadas no Twitter pela agência de notícias afegã Aśvaka pareceram mostrar uma pessoa caindo de um avião quando ele decolou do aeroporto.
Outras fotos retratam os corpos de pessoas as quais dizem terem caído de aviões sobre os telhados de construções na capital afegã, em uma tentativa de fugir.
“Residentes que moram perto do Aeroporto de Cabul disseram que três homens jovens que estavam se segurando firme nos pneus de um avião caíram sobre as casas das pessoas. Um dos residentes confirmou isso e disse que a queda dessas pessoas fez um barulho alto e terrível”, tuitou a agência.
Outras imagens, aparentemente tiradas na pista do aeroporto, mostraram pessoas tentando subir em um avião quando ele taxiava na pista.
No words can describe these scenespic.twitter.com/NTBX38n5wA
— Ali Folladwand | علی فولادوند (@drfolladwand) August 16, 2021
A agência de notícia afegã TOLO também tuitou imagens de uma grande multidão correndo ao lado de um avião na pista quando ele tentava decolar.
Video: People run on tarmac of Kabul international airport as a US military aircraft attempts to take off. pic.twitter.com/9qA36HS0WQ
— TOLOnews (@TOLOnews) August 16, 2021
Os incidentes ocorrem em meio a cenas de desespero e terror no Aeroporto de Cabul quando multidões de pessoas tentando fugir do país invadiram pistas com a intenção de embarcar em aeronaves.
Tropas dos EUA que estavam evacuando cidadãos americanos dispararam tiros de alerta na segunda-feira, visto que a segurança no aeroporto estava sobrecarregada.
Testemunhas disseram à agência Reuters que 5 pessoas foram mortas quando multidões tentavam entrar forçadamente em uma aeronave que se preparava para partir.
No início da segunda- feira, todos os voos internacionais de e para o aeroporto foram cancelados, quando o governo do Afeganistão colapsou e o Talibã voltou ao poder.
Algumas nações, incluindo o Reino Unido e a Alemanha, continuam evacuando cidadãos e afegãos os quais eles haviam aprovado para asilo.
Fonte: Business Insider