Certificados digitais para pessoas que foram vacinadas contra Covid-19 serão emitidos até o fim deste ano, os quais permitirão que registros de inoculação sejam exibidos nas telas dos smartphones, disse a Agência Digital em 17 de setembro.
De acordo com a agência, que divulgou os detalhes dos certificados digitais a serem usados no Japão, aqueles que desejam obtê-los devem fazer o download de um app exclusivo e então usar o smartphone para escanear a informação de seus cartões My Number e digitar um PIN de 4 dígitos.
Restaurantes e outros estabelecimentos podem ler os registros de inoculação dos clientes – como nome da pessoa, fabricante da vacina administrada e datas e inoculação – ao escanear um código QR que seria exibido na tela do smartphone.
A agência também vem desenvolvendo um outro sistema, o qual permitirá que restaurantes e hotéis tenham conhecimento da data de inoculação do cliente através da internet. Com esse sistema, baseados em números dos tickets e datas de nascimento introduzidos pelos clientes, os estabelecimentos poderão saber quantas doses a pessoa recebeu, e quando foi a última.
Certificados digitais de viajantes que vão ao exterior serão criados separadamente no futuro a fim de atender a padrões internacionais. Para aqueles que não têm cartões My Number ou smartphones, certificados em papel serão emitidos mesmo após a digitalização.
Fonte: Yomiuri