A Universidade Gifu anunciou os resultados de um estudo que mostra que o principal componente da amargura da planta usada para culinária, Petasites japonicus, chamada de fukinoto em japonês, tem o efeito de suprimir fortemente a metástase e o crescimento do câncer.
De acordo com os professores Kazuki Heishima e Yukihiro Akao, foi extraído o componente que dá o sabor amargo da planta, petasin, e administrado em células cancerosas, quando se observou que suprimiu fortemente a metástase e a proliferação.
Petasin pode impedir a atividade de produzir a energia necessária para o crescimento das células cancerosas. Mas, os médicos advertem que é improvável que comer fukinoto resulte em algum efeito.
Petasin tem mais de 3,8 mil vezes o efeito anticâncer comparado aos medicamentos convencionais contra essa doença e quase não apresenta efeitos colaterais nas células saudáveis.
No futuro, espera-se desenvolver medicamentos anticâncer com baixos efeitos colaterais e aplicá-los também na prevenção do câncer. Além disso, essa planta tem um outro componente que produz o mesmo efeito no combate ao câncer.
Fontes: ANN e Gifu Shimbun