Segundo a informação das 6h20 de segunda-feira (27), da AMJ-Agência de Meteorologia do Japão, o tufão de número 16 – Mindulle – classificado como feroz, está com pressão atmosférica central de 920hPa e velocidade máxima do vento de 75m/s (270kn/h).
O Mindulle se desloca lentamente ao norte, sobre o mar próximo a Okinotorishima e deverá continuar classificado como feroz até 30 deste mês. Depois, no dia 1.º deverá ter uma leve queda de potência, sendo classificado como muito forte, com área de 430km de diâmetro, sobre o Oceano Pacífico, ao sul do país.
O possível curso poderá mudar, mas na atual previsão deverá causar tempestade e chuva nas províncias da costa do Pacífico, desde sexta-feira (1.º), devendo prosseguir em sentido às Ilhas Izu (Tóquio).
Portanto, é possível que as regiões de Kansai e Tokai fiquem parcialmente sob sua área de tempestade, na sexta-feira e Kanto, desde a madrugada de sábado (2). Se o 16.º tufão fizer esse curso previsto, Tokai e Kanto poderão ter rajadas de vento muito fortes.
Recomenda-se acompanhar o movimento do Mindulle para se prevenir com antecedência.
Fontes: AMJ, Tenki, Weather Map e NHK