Um homem de 49 anos morreu em agosto após ele receber uma dose da vacina contra coronavírus da Moderna que estava entre os lotes recolhidos posteriormente pela distribuidora no país, disse o Ministério da Saúde na segunda-feira (6).
O homem foi a terceira pessoa que morreu no Japão após receber uma dose da vacina da Moderna.
A Moderna e a Takeda Pharmaceutical disseram na quarta-feira passada que elas recolheriam três lotes da vacina após contaminantes de aço inoxidável terem sido encontrados dentro de alguns frascos.
A dose do homem veio de um dos três lotes que também continha doses usadas em dois indivíduos na faixa dos 30 anos que morreram após receberem suas segundas vacinas em agosto, disse o ministério.
O homem, que era alérgico a trigo sarraceno, recebeu sua segunda dose em 11 de agosto e sua morte foi confirmada na manhã do dia seguinte.
Ao anunciar o recall, a Moderna e a Takeda disseram, “aço inoxidável é usado rotineiramente em válvulas cardíacas, substituição de articulações e estruturas de metal e grampos. Tal como, não é esperado que a injeção de partículas identificadas nesses lotes no Japão resultaria em risco médico aumentado”.
A causa de morte no três casos ainda está sendo investigada.
Fonte: Nippon