O Japão disse na terça-feira (14) que doará um adicional de 1,3 milhão de doses de vacina contra Covid-19 da AstraZeneca a Taiwan e outros vizinhos asiáticos.
Taiwan receberá mais 500 mil doses, levando o total de doações do Japão para a ilha a 3,9 milhões, disse o Ministro de Relações Exteriores Toshimitsu Motegi aos repórteres.
O lote de doação mais recente será enviado o mais rápido possível, e inclui outras 400 mil doses para o Vietnã, 300 mil para a Tailândia e 100 mil para Brunei, disse Motegi.
Até agora, o Japão distribuiu mais de 23 milhões de doses da vacina da AstraZeneca produzida no Japão a países no Sul da Ásia e ilhas do Pacífico, disse ele.
Adicionalmente, o Japão prometeu US$1 bilhão e 30 milhões de doses ao programa COVAX, supervisionado pela aliança GAVI e Organização Mundial da Saúde.
O Japão vacinou completamente cerca de 50% de sua população, de acordo com dados do governo na segunda-feira (13).
O país depende principalmente de vacinas importadas do tipo mRNA da Pfizer e Moderna para seu programa nacional de vacinação, escolhendo doar grande parte de seus fornecimentos de doses da AstraZeneca.
Fonte: Nippon