O comitê de nomeação da maior organização do trabalho do Japão disse na terça-feira (28) que selecionou Tomoko Yoshino, uma das vice-presidentes do órgão, como sua candidata para próxima presidente, a qual será a primeira chefe do sexo feminino de todos os tempos se apontada.
A pessoa que sucederá Rikio Kozu, de 65 anos, chefe da Confederação Sindical Japonesa, conhecida como Rengo, deve ser escolhida em uma convenção regular em 6 de outubro, de acordo com a organização com 7 milhões de membros que foi estabilizada em 1989.
A designação de Kozu expira no próximo mês.
Yoshino, de 55 anos, originalmente de uma união trabalhista da fabricante de máquinas de costura Juki, atualmente exerce o cargo de chefe adjunta da Associação Japonesa de Metal, Maquinário e Trabalhadores de Manufatura, representando principalmente fabricantes de pequeno e médio porte.
A Rengo pode realizar uma eleição para o principal posto pela primeira vez desde 2005, visto que Takeshi Suzuki, de 52 anos, chefe da Federação da União da Comunidade do Japão, a qual muitos trabalhadores não permanentes pertencem, está considerando declarar sua candidatura.
Entretanto, como o comitê de nomeação refina candidatos para presidente e secretário-geral antecipadamente, acredita-se amplamente que Yoshino assumirá o posto principal da Rengo.
Fonte: News and Culture