A província de Okinawa está sob estado de emergência desde 23 de maio, portanto, mais de 100 dias de restrições para a população local, por causa do elevado índice de infecção pelo novo coronavírus, de 199 a cada 100 mil habitantes, o maior do país.
Outro problema é a taxa de ocupação dos leitos destinados aos pacientes com Covid-19. Chegou a 79%, por isso, a situação médica continua crítica, com as cirurgias adiadas para dar prioridade ao tratamento das pessoas infectadas.
Como está entre as 19 províncias com prorrogação do estado de emergência, o governador Denny Tamaki, informou que pedirá aos grandes shopping centers, boliches, pachinko e cinemas que fechem as instalações nos finais de semana e feriado.
“Nesse período de prorrogação está incluído o feriado de Silver Week. O controle da infecção durante esse período é muito importante, dada a experiência do ano passado, que passou da tendência de queda para aumento após esse mesmo feriado”, explicou.
Além disso, as atividades extra nas escolas, chamadas de bukatsu, continuam suspensas para evitar a propagação entre as crianças. Dependendo da situação, as escolas poderão ser fechadas, oferecendo aulas online.
Para os residentes locais pediu abstenção de viajar para fora da província e continuar evitando sair para locais lotados. Aos de outras províncias solicitou que se abstenham de visitar a província no feriado de Silver Week.
Por outro lado, informou que montou uma equipe para analisar a utilização do comprovante de vacinação e teste com resultado negativo, a fim de se preparar para a revitalização das atividades socioeconômicas, como os setores de restaurantes e turismo.
Fontes: FNN, Asahi e Ryukyu Shimpo