Na quinta-feira (16), uma residente em casa térrea, na cidade de Mino (Gifu), relatou que encontrou uma cobra na entrada de sua residência.
“No início fiquei com medo porque pensei que era uma víbora. Mais tarde, fiquei surpresa ao saber que se trata de uma cobra rara de se ver na cidade”, disse a japonesa de 47 anos.
Ela a encontrou por volta das 9h do dia 9, quando moveu o porta guarda-chuvas durante a faxina diária. Mesmo assustada, não tocou na cobra e ligou para um conhecido e também no 110 para informar a polícia.
Em seguida, com uma vassoura, atreveu-se a dar uma mexida na cobra. Essa teria levantado a cabeça e depois escapou, indo para a mata que fica nos fundos da casa.
Mas, antes, tirou uma fotografia e consultou o Instituto de Pesquisa Acadêmica Japonesa do Grupo de Serpentes na província de Gunma.
Soube, então, que se trata da Lycodon orientalis, vulgarmente chamada de cobra com dentes estranhos (シロマダラ em japonês), não venenosa e se alimenta de animais pequenos como insetos e lagartixas. Ela disse que tinha menos de 1 metro e era fina como o dedo mindinho.
Fonte: Gifu Shimbun