O papa Francisco não está pensando em renunciar e está vivendo “uma vida totalmente normal” após uma cirurgia no intestino em julho.
O pontífice de 84 anos rebate reportagens que saíram na semana passada de que ele estava considerando seguir seu predecessor, o papa emérito Bento, na aposentadoria após a operação.
Falando na radio espanhola, o papa Francisco disse: “não sei de onde eles tiraram isso na semana passada de que eu ia renunciar… isso nem passou pela minha mente”.
O papa também agradeceu a um enfermeiro no Vaticano por convencê-lo a ser submetido à operação para corrigir sua estenose diverticular sintomática – uma condição que envolve um estreitamento do cólon.
Francisco disse que estava tratando a doença – que causa dor abdominal e sangramento – com antibióticos.
“Ele salvou minha vida”, disse o papa sobre o enfermeiro. Francisco passou por cirurgia em 4 de julho e ficou internado 11 dias.
Ele negou ainda mais as reportagens sobre sua potencial renúncia ao detalhar sua agenda completa, com uma viagem para a Hungria e Eslováquia em 12 a 15 de setembro e visitas a Ciprus, Grécia e Malta.
O jornal Libero divulgou em 22 de agosto que houve um “conclave no ar” no Vaticano – uma referência à reunião secreta em que cardinais escolhem um novo papa quando o incumbente morre ou renuncia.
O Libero disse que Francisco havia falado em renunciar, possivelmente para coincidir com seu aniversário de 85 anos em dezembro.
Fonte: Daily Mail